O QUE É?

O Bolsa-Atleta é um programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério do Esporte, que visa garantir a manutenção pessoal aos atletas de alto rendimento. Com isso, busca-se dar as condições necessárias para que se dediquem ao treinamento esportivo e possam participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras.

O beneficio é dividido em categorias, são elas atletas de base, estudantil, nacional, internacional, olímpico ou paralímpico e atleta pódio.

Veja mais detalhes em Categorias.

Site do Ministério do esporte sobre o bolsa atleta: http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/

Duvidas em relação ao bolsa atleta na Canoagem, entre em contato através do email cadastro@canoagem.org.br ou telefone: (41) 3083 2600

Clique aqui para acessar a circular 059/2011 com “Manual de solicitação de declarações para o bolsa atleta.”

IMPORTANTE

A Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, informa que o programa Bolsa Atleta tem sido fundamental para o desenvolvimento da Canoagem no Brasil.

 O Programa é regido e regulamentado exclusivamente pelo Governo Federal, através do Ministério do Esporte – ME. O papel da CBCa é indicar os eventos de acordo com a legislação vigente, disponível no site do ME, link http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/legislacao.jsp e fornecer as declarações de acordo com a legislação. Não cabe à CBCa indicar ou beneficiar atletas ou modalidades específicas, todos os critérios, normas e priorização dos benefícios é administrada pelo Ministério do Esporte com base na legislação.

A CBCa incentiva que todos os interessados e envolvidos tomem conhecimento de todos os procedimentos, regras, prazos e demais obrigações na legislação vigente, disponível no link: http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/legislacao.jsp.

LEGISLAÇÃO

É fundamental que todos os interessados e envolvidos leiam e tenham conhecimento da legislação que rege o programa.

Toda legislação que regulamenta o programa está disponível no link: http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/legislacao.jsp
Os procedimentos para solicitação das declarações da CBCa estão detalhadas na circular, link.
É de responsabilidade do atleta o acompanhamento de sua inscrição, solicitação de declarações e quaisquer outras ações necessárias.
A CBCa informa que as declarações devem ser solicitadas com pelo menos 7 dias úteis de antecedência.
Todas as declarações devem ser enviadas para o Ministério do Esporte, no endereço abaixo, com AR (Aviso de recebimento).
As dúvidas sobre o programa devem ser enviadas diretamente para o Ministério do Esporte, pelo email: duvidasbolsa@esporte.gov.br, telefone (61) 3429-6906
Dúvidas específicas sobre o programa na Canoagem, devem ser enviadas para: cadastro@canoagem.org.br.

CATEGORIAS

O Programa Bolsa Atleta é divido em categorias, estas que definem o valor e critérios técnicos que o atleta deverá atingir para poder ser contemplado.

Todas as categorias e critérios estão disponível no site do Ministério do Esporte, link:

http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/prerequisitos.jsp

COMO SE INSCREVER

Todos os procedimentos para inscrição no programa estão detalhados no site do Ministério do Esporte, link  http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/

DECLARAÇÕES / MANUAL

Informações

As inscrições para o programa Bolsa-Atleta devem ser feitas diretamente no site do Ministério do Esporte, link http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/.

Para solicitar declarações da CBCa, o atleta deverá entrar em contato com sua associação e esta deverá acessar a extranet (http://extranet.canoagem.org.br/) com sua senha, neste estará disponivel um link chamado Bolsa Atleta que será utilizado para pedido das declarações, tanto adesão, renovação ou prestação de contas.

Clique aqui para acessar o “Manual de Solicitação de Declaração do Programa Bolsa Atleta”.

A lista de atletas contemplados está disponível no site do Ministério do Esporte, link: http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/listaContemplados.jsp

Em caso de dúvidas, visite nossa página de Duvidas Frequentes.

Para dúvidas especificas sobre o programa:

Ministério do Esporte: duvidasbolsa@esporte.gov.br

Para tirar dúvidas específicas sobre as questões ligadas ao programa referentes à Canoagem: cadastro@canoagem.org.br.

ESTADUAIS

Criado em 2005 com a intenção de promover o desenvolvimento dos esportes olímpicos brasileiros, o Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte tornou-se em poucos anos alicerce fundamental para grande parte dos atletas, podendo atender também atletas de esportes não olímpicos.

Contudo, o sucesso do programa do Governo Federal motivou governantes de muitos estados brasileiros a criarem programas estaduais semelhantes em suas regiões.  A medida também se espalhou em diversas cidades brasileiras com programas municipais. Veja abaixo alguns dos programas estaduais espalhados pelo Brasil, porém com suas próprias características:


Ceará

http://www.esporte.ce.gov.br/sesporte/programas-1/bolsa-esporte

http://www.esporte.ce.gov.br/index.php/programas/bolsa-atleta-alto-rendimento

Bahia   
http://www.sudesb.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=29

Goiás
http://www.agel.goias.gov.br/post/ver/169306/programa-pro-atleta

http://www.agel.goias.gov.br/post/ver/153779/comunicado-de-abertura-dos-programas—proatleta-e-proesporte.

Santa Catarina
http://www.fesporte.sc.gov.br/eventos/geral/item/329-atletas-destaques-de-sc-terao-direito-ao-bolsa-atleta-federal/329-atletas-destaques-de-sc-terao-direito-ao-bolsa-atleta-federal

Pernambuco
http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/secretaria-de-esportes/bolsa-atleta-estadual

Mato Grosso
http://www.esportes.mt.gov.br/html/programa.php?codigoPrograma=11

São Paulo
http://www.selj.sp.gov.br/?page_id=78

Minas Gerais
http://www.esportes.mg.gov.br/programas-e-acoes/2015-10-27-20-42-28/bolsa-atleta-e-bolsa-tecnico

Rio de Janeiro
http://www.suderj.rj.gov.br/MANUAL%20FINAL.doc

Acre
http://www.al.ac.leg.br/leis/wp-content/uploads/2014/09/Lei2117.pdf

Espírito Santo
http://www.sesport.es.gov.br/default.asp

Bolsa Atleta Nacional ME – http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/default.jsp

Por: Iran Schleder
Comunicação CBCa